8.6.07

Londrina vai sediar evento nacional de meio ambiente

Londrina vai sediar evento nacional de meio ambiente
No último domingo, Londrina apresentou experiências ambientais e foi convidada para sediar, em 2007, o Seminário Brasileiro de Regeneração Ambiental

Da Redação
n.com@sercomtel.com.br

Londrina vai sediar o II Seminário Brasileiro de Regeneração Ambiental de Cidades, em dezembro de 2007, em razão das experiências desenvolvidas no município. A cidade foi convidada para sediar o evento por causa da participação de representantes de Londrina na primeira edição do seminário, realizado do dia 5 a 8 de dezembro no Rio de Janeiro.

A experiência ambiental em Londrina foi apresentada pelo ambientalista João Batista Moreira Souza, o João das Águas, assessor do Núcleo de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e coordenador do projeto Rio da Minha Rua.

Com o objetivo de apresentar e de divulgar os processos e experiências de regeneração ambiental em Londrina, o ambientalista João das Águas, apresentou o projeto “Rio da minha rua”, ação inserida no projeto da geógrafa e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Yoshiya Nakagawara. O projeto tem o título “Os corpos de águas de Londrina: questões socioculturais e ações de renovação ambiental urbana”.

Segundo João das Águas, os pesquisadores e participantes ficaram surpresos com o avanço do uso e da conservação das águas em Londrina. “O que mais chamou a atenção dos mais de 200 participantes foi sobre o endereçamento hidrográfico e a sinalização ambiental”, explicou João das Águas.

O endereçamento hidrográfico, segundo o coordenador do projeto, é uma espécie de código que identifica todas as ruas e imóveis em relação a bacia hidrográfica com a qual eles estão ambientados. Já a sinalização ambiental, de acordo com João das Águas, é um conjunto de sinais, cores, símbolos, frases e publicações a serem implementadas em diversos locais. “Serão sinalizadas tampas de bueiros, meio fio, placas de ruas, placas de rios e pontes, placas de rios em divisores de águas, placas de lagos e fundos de vales; mostrando as características dos determinados locais; além de adesivos diversos; sinalização de tubulações, loteamentos e praças públicas.”
(Londrina, 13 de dezembro de 2005)

Nenhum comentário: