8.6.07

Projeto ambiental de Londrina será exposto no RJ

João das Águas leva para a capital fluminense a experiência do projeto Rio da minha rua; apresentação será em seminário sobre a regeneração ambiental

Da Redação
n.com@sercomtel.com.br

João Batista Moreira Souza, o João das Águas, coordenador do projeto Rio da minha rua e assessor do Núcleo de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), viaja neste domingo (dia 4), para participar do 1º Seminário Nacional sobre Regeneração Ambiental de Cidades. Promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas e pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o evento será realizado de 5 a 8 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Conforme João das Águas, o evento tem como objetivo apresentar e divulgar os processos e experiências de regeneração ambiental das cidades. O ambientalista vai apresentar o “Rio da minha rua” dentro um projeto da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “A expectativa em apresentar este projeto é mostrar o quanto Londrina já está avançada em relação a essas questões, levando em conta que a cidade já tem planejamento de bacias hidrográficas”, afirmou João das Águas.

Durante todo o ano foram realizadas várias conferências que culminaram com a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada nos dias 4 e 5 de novembro. Como principal proposta do evento, foi aprovado o Programa de Gestão Urbana Integrada por Bacias Hidrográficas. “É muito importante este programa porque só na cidade de Londrina têm mais de 70 córregos”, explicou João das Águas.

Entre os trabalhos do programa “Rio da minha rua” foram desenvolvidos dois treinamentos. O primeiro com 120 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Albino Feijó, região sul; e o segundo com 70 alunos da Escola Estadual Olympia de Moraes Tormenta, região norte.

Amanhã, dia 3, os alunos da Escola Olympia, que terminaram as aulas teóricas ontem (dia 1º), vão participar das aulas práticas. “É importante que eles se envolvam com a questão hidrográfica do córrego Cabrinha e com o futuro lago Norte para que esta área seja preservada”, afirmou o coordenador.
(Londrina, 2 de dezembro de 2005)

Nenhum comentário: