23.9.07

NOTÍCIA PUBLICADA EM 24/11/2005 08:08

http://www.londrix.com.br/noticias.php?id=15261

CIDADE » MEIO AMBIENTE

"Dia do Rio" é comemorado com teatro, palestras e obras de revitalização

Desta quinta-feira até domingo, Sema tem programação para marcar a data


"Dia do Rio", nesta quinta-feira: data é alerta para preservação ambiental
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) preparou uma série de atividades até domingo (dia 27) para celebrar o Dia do Rio. "O objetivo da programação é conscientizar a população da importância do corpo da água para a cidade e como os rios podem ser utilizados para o lazer", diz o secretário do Ambiente, Cleidival Fruzeri.

Nesta quinta-feira, 24, quando é comemorado o Dia do Rio, haverá a apresentação da peça "Aquatrix - o futuro da água por um triz", às 18h, na Concha Acústica. Em seguida, o coordenador do projeto "Rio da minha rua", João Batista Moreira Souza, o "João das Águas", ministra uma palestra sobre as questões ambientais, que envolvem os rios.

De acordo com o secretário, no sábado (dia 26), ainda vai ocorrer a assinatura da ordem de serviço para início das obras de revitalização do córrego Barreiro (região leste), às 9h, no Parque Arthur Thomas. Além disso, também será assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal, para revitalização da área da bacia do Cambé, que fica dentro do Parque Arthur Thomas.

No domingo, a partir das 14h, Fruzeri disse que serão distribuídos panfletos no lago Igapó I, com informações sobres as bacias hidrográficas de Londrina, os principais poluentes dos rios e sobre o projeto de educação ambiental "Rio da minha rua". "O lago foi escolhido pelo fato de ser um lugar onde as pessoas têm como área de lazer, mas que estão gradativamente degradando", diz.

Conforme o secretário, com a ação, a Sema espera conscientizar os pescadores, ambulantes e pessoas que caminham com animais domésticos ao redor do Igapó. Ainda no domingo, serão realizados passeios gratuitos de canoagem para a população. A atividade tem o apoio da Associação Ambientalista Patrulha das Águas e também conta com a participação dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente das Escolas Estaduais Albino Feijó e Olímpia Tormenta.

Nenhum comentário: